quarta-feira, 12 de março de 2008

Temos o que ensinar na Ed. Física Escolar ?

O tema central do texto levanta o questionamento se temos realmente o que ensinar na Educação Física Escolar.A perspectiva do texto é de caráter Físico os profissionais da ´rea vêm buscando o saber necessário as suas acões pedagógicas.O autor Lini Castellani Filho acredita incostetavelmente que temos o que ensinar sim na Educação fisica Escolar, porém Castellani deixa claro que não é suficiente ter dóminio apenas do saber prático de gestos técnicos ou da logicidade do jogo.Para Castellani a Educação fisica brasileira,está ao modelo de um indivíduo que possui energia e vitalidade suficiente para realizar tarefas diversas e participar de atividades recreativas sem apresentar complicações físicas.
No entanto os profissionais de Educação Física deveriam trabalhar mais a fundo a parte pedagógica ou seja passar a teoria , no que se baseia aquele Jogo ou brincadeira, enfim trasmitir o conhecimento teórico aos métodos empregados no jogo.

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Dalyane,
Coloque o título adequado ao formato de Referência Bibliográfica:

CASTELLANI FILHO, Lino. Considerações acerca do conhecimento (re)conhecido pela educação física escolar. In: Política educacional e educação física. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Lembro que um resumo deve conter: os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Você começa apresentando o tema central, mas logo depois, o texto fica confuso. O que você quer dizer com: “caráter Físico”. Acho que é aí que está a problemática de seu resumo. A perspectiva do autor é histórica, epistemológica e crítica. Quanto aos argumentos, há dois principais: a educação física sempre esteve atrelada ao saberes biomédicos e técnico-esportivos, contudo, após a década de 1980 esses saberes não dão mais conta da complexidade da área, fazendo com que os professores passem a estudar no campo das Ciências Humanas. É por isso que ele insere a discussão sobre o futebol, referente ao qual o autor relata passar a se interessar por seus aspectos teóricos, para um melhor desempenho no “saber ensinar”, isto é, na pedagogia.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro