quarta-feira, 26 de março de 2008

A Invenção da Ginástica no século 19. Movimentos

Este artigo analisa a ruptura de uma tradição que surgiu entre os anos de 1810 e 1820, na Europa, ruptura essa marcante, profunda que iniciou práticas que não eram muito conhecida que tinha como objetivo renovar completamente a visão dos exercícios físicos também modificar a visão do corpo ou seja o trabalho físico inédito proposto em alguns ginásios inaugurados em Londres, Paris, Berne ou Berlim>Porém esse novo trabalho físico vem de encontro aos modelos existentes mesmo seu ´nício tendo sido modesto. sua difusão limitada e seu reconhecimento moderado.Resumindo a Ginástica do século 19 explora o movimento parcial o qual a movimentação se limita a uma única articulação óssea: extensão da perna ou do braço, circundução do ombro ou dos quadris.Movimentos esses que os manuais atuais traduzem por séries numeradas de exercícios localizados.De uma forma abrangente a nova ginástica sugere a possibilidade de reviravolta nos aprendizados escolares, adaptados como nunca foram ao espaço e ao tempo de aula e favorecendo a formação de grupos e de exercícios coletivos.

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Dalyane,
Coloque o título adequado ao formato de Referência Bibliográfica:

Resumo: VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 25, n. 1, p. 9-20, setembro de 2003.

Lembro que um resumo deve conter: os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Embora o resumo esteja bom, você comete o mesmo equívoco de Fernando, Tarcisio e Fabrícia. Ao iniciar corretamente já explicitando o tema central fazendo referência ao artigo\texto, cumprindo assim o primeiro critério, você se equivoca textualmente na primeira linha. Você diz: “O texto apresenta a ruptura marcante da tradição surgida na Europa entre os anos de 1810 e 1820...” Atente-se, pois o equivoco é um detalhe sutil: perceba que você está dizendo sobre uma “tradição surgida na Europa” que foi rompida. Veja bem, está certo que uma tradição foi rompida e que se tratava de uma tradição européia, mas essa tradição não ocorreu entre os anos de 1810 e 1820, esses são os anos em que se inicia o processo de ruptura, pois a tradição remonta épocas anteriores. Digamos que você pensou certo, assim como nosso colega Fernando, mas escreveu de maneira equivocada. Assim ficaria melhor você escrever: “O texto apresenta a ruptura marcante, no decorrer do século XIX, da tradição surgida na própria Europa...” A partir daí seu resumo está escrito claramente. Mas, sugiro abordar o surgimento do “dinamômetro” e a “pedagogia”. Você destaca bem a mudança da cultura. Por fim, sugiro que tente cada vez mais, se libertar das palavras e frases do texto, no sentido de adquirir uma maior autonomia da escrita, que epistemologicamente, significa uma maior autonomia no pensar, as bases você já tem.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro